tag:blogger.com,1999:blog-17472079774970647662024-03-08T01:52:31.511-08:00Educação & ViolênciaEspaço de discussão da violência social, política, econômica, religiosa e cultural nas diferentes sociedades.Elias Canuto Brandãohttp://www.blogger.com/profile/04111183080474184292noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-1747207977497064766.post-66423095540984601222012-06-05T19:44:00.000-07:002012-06-05T19:44:16.711-07:00Enfoques de Triviños<div dir="ltr" style="text-align: left;" trbidi="on">
<br />
<div class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<span style="font-size: large;">Sistematizando três enfoques na Pesquisa em Ciências Sociais: O positivismo, a fenomenologia e o Marxismo, do livro "<i>introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação</i>". Augusto Nibaldo Silva Triviños</span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<span style="font-size: large;"><br /></span></div>
<table border="1" cellpadding="0" cellspacing="0" class="MsoNormalTable" style="border-collapse: collapse; border: none; mso-border-alt: solid teal 1.5pt; mso-border-insideh: .75pt solid aqua; mso-padding-alt: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-yfti-tbllook: 1184;">
<tbody>
<tr>
<td colspan="3" style="background: black; border-bottom: solid aqua 1.0pt; border: solid teal 1.5pt; mso-border-alt: solid teal 1.5pt; mso-border-bottom-alt: solid aqua .75pt; mso-pattern: solid black; mso-shading: white; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; width: 786.55pt;" valign="top" width="1049">
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><i><span style="color: white; font-size: 20.0pt;">ENFOQUES</span></i></b></div>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="background: navy; border-bottom: solid aqua 1.0pt; border-left: solid teal 1.5pt; border-right: none; border-top: none; mso-border-bottom-alt: solid aqua .75pt; mso-border-left-alt: solid teal 1.5pt; mso-border-top-alt: solid aqua .75pt; mso-border-top-alt: solid aqua .75pt; mso-pattern: solid navy; mso-shading: white; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; width: 262.15pt;" valign="top" width="350">
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><i><span style="color: white; font-size: 14.0pt;">POSITIVISMO<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><i><span style="color: white; font-size: 14.0pt;">Até hoje<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><i><span style="color: white; font-size: 14.0pt;">Augusto Comte – 1798-1857<o:p></o:p></span></i></b></div>
</td>
<td style="background: #632423; border-bottom: solid aqua 1.0pt; border: none; mso-border-bottom-alt: solid aqua .75pt; mso-border-top-alt: solid aqua .75pt; mso-border-top-alt: solid aqua .75pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; width: 262.2pt;" valign="top" width="350">
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><span style="color: white; font-size: 14.0pt;">FENOMENOLÓGICO<o:p></o:p></span></b></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><span style="color: white; font-size: 14.0pt;">Finais
dos anos de 1970<o:p></o:p></span></b></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><span style="color: white; font-size: 14.0pt;">Edmund
Husserl – 1859-1938</span></b><span style="color: white; font-size: 14.0pt;"><o:p></o:p></span></div>
</td>
<td style="background: #00B0F0; border-bottom: solid aqua 1.0pt; border-left: none; border-right: solid teal 1.5pt; border-top: none; mso-border-bottom-alt: solid aqua .75pt; mso-border-right-alt: solid teal 1.5pt; mso-border-top-alt: solid aqua .75pt; mso-border-top-alt: solid aqua .75pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; width: 262.2pt;" valign="top" width="350">
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><span style="color: white; font-size: 14.0pt;">MARXISTA/DIALÉTICO<o:p></o:p></span></b></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><span style="color: white; font-size: 14.0pt;">MATERIALISMO
HISTÓRICO<o:p></o:p></span></b></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<b><span style="color: white; font-size: 14.0pt;">Karl
Marx – 1818-1883<o:p></o:p></span></b></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<br /></div>
</td>
</tr>
<tr>
<td style="background: navy; border-bottom: solid teal 1.5pt; border-left: solid teal 1.5pt; border-right: none; border-top: none; mso-border-top-alt: solid aqua .75pt; mso-pattern: solid navy; mso-shading: white; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; width: 262.15pt;" valign="top" width="350">
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Mecânico;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Alheio;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Opaco;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Estéril;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Quantificativo;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Estatístico;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Tecnicista;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Verificável, desde que operacionalizado;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Cria-se estratégias: questionários, amostragens...;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Busca da explicação dos fenômenos;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Submissão da imaginação à observação;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Ver para prever;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Estuda os fatos;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Defende a neutralidade das ciências;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Considera a realidade por partes isoladas;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Estudo dos fatos isolados, individual e separado dos
contextos (dissertações individuais);<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 7.1pt; mso-list: l0 level1 lfo2; text-indent: -7.65pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><i><span style="color: white;">Sem reflexão aprofundada das causas;<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div class="MsoNormal">
<b><i><span style="color: white;">Usa o dado estatístico
apenas como uma informação.<o:p></o:p></span></i></b></div>
</td>
<td style="background: #632423; border-bottom: solid teal 1.5pt; border: none; mso-border-top-alt: solid aqua .75pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; width: 262.2pt;" valign="top" width="350">
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 12.8pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -9.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;">
</span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Ausência de interpretações da realidade;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 12.8pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -9.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;">
</span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Modo de ver os dados;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 12.8pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -9.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;">
</span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">O fenomenologista tem a intenção de conhecer o objeto, os
dados;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 12.8pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -9.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;">
</span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Não aborda os conflitos das classes e as mudanças
estruturais – apenas conhece, questiona, pergunta – fica no subjetivo;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 12.8pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -9.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;">
</span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Por isto, estudo das essências;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 12.8pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -9.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;">
</span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Pensa o mundo através da sala;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 12.8pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -9.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;">
</span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Não discute a historicidade dos fenômenos;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 12.8pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -9.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;">
</span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">A visão a-histórica a torna conservadora – o mesmo que
positivismo;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 12.8pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -9.0pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;">
</span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Fica no mundo das ideias...<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 12.8pt;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 12.8pt;">
<b><i><span style="color: #ffc000;">“O
fenomenólogo estuda a realidade com o desejo de descrevê-la, de apresentá-la
tal como ela é, em sua experiência pura, sem o propósito de introduzir
transformações substanciais nela” (p. 47).<o:p></o:p></span></i></b></div>
</td>
<td style="background: #00B0F0; border-bottom: solid teal 1.5pt; border-left: none; border-right: solid teal 1.5pt; border-top: none; mso-border-top-alt: solid aqua .75pt; padding: 0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; width: 262.2pt;" valign="top" width="350">
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Olha para a
história dialeticamente;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Análise da
realidade;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Valoriza a
consciência;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Consciência
enquanto produto da matéria;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">A realidade
existe independente da consciência;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Interpretação
dialética do mundo;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Estuda a vida
em sociedade;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Ressalta a
força das idéias;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Destaca a ação
dos partidos políticos;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Destaca os
grupos humanos;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Olha o homem na
maneira de pensar, sofrer e intervir na sociedade;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 6.25pt; mso-list: l1 level1 lfo1; text-indent: -8.5pt;">
<!--[if !supportLists]--><span style="color: white; font-family: Symbol; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-fareast-font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt;"> </span></span><!--[endif]--><b><span style="color: white;">Esclarece
conceitos:<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal">
<b><span style="color: white;"> - ser social;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal">
<b><span style="color: white;"> - consciência
social;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal">
<b><span style="color: white;"> - meios de
produção;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal">
<b><span style="color: white;"> - forças
produtivas ;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal">
<b><span style="color: white;"> - relações de
produção;<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal">
<b><span style="color: white;"> - modos de
produção.</span><span style="color: #00b0f0;"><o:p></o:p></span></b></div>
</td>
</tr>
</tbody></table>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
</div>Elias Canuto Brandãohttp://www.blogger.com/profile/04111183080474184292noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1747207977497064766.post-26795162902987546652012-06-05T18:55:00.001-07:002012-06-11T18:19:56.266-07:00Violência e bullying nas escolas<div dir="ltr" style="text-align: left;" trbidi="on">
<br />
<div align="center" class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: center;">
<b><span style="color: red; font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: large;">ARTIGOS:</span><span style="font-size: small;"><o:p></o:p></span></span></b></div>
<div style="margin-bottom: 12.0pt; margin-left: 0cm; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;">NOGUEIRA,
Ione da Silva Cunha. <b>A violência nas
escolas e o desafio da educação para a cidadania</b>. <a href="http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/0506p.PDF">http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/0506p.PDF</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">NOGUEIRA, Rosana Maria César del
Picchia de Araujo. <b>A prática de violência entre pares</b>: o bullyng
nas escolas. Revista Iberoamericana de educación. Nº 37 (2005), PP. 93-102 - <a href="http://www.rieoei.org/rie37a04.pdf" target="_blank"><span style="color: #0068cf;">http://www.rieoei.org/rie37a04.pdf</span></a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">SOUZA, Mirian Rodrigues de. <b>Violência
nas escolas</b>: causas e conseguências. Caderno Discente do Instituto
Superior de Educação – Ano 2, n. 2 – Aparecida de Goiânia – 2008. <a href="http://www.unifan.edu.br/files/pesquisa/Artigo%20VIOL%C3%8ANCIA%20NAS%20ESCOLAS%20-%20CAUSAS%20E%20CONSEQU%C3%8ANCIAS.pdf" target="_blank"><span style="color: #0068cf;">http://www.unifan.edu.br/files/pesquisa/Artigo%20VIOL%C3%8ANCIA%20NAS%20ESCOLAS%20-%20CAUSAS%20E%20CONSEQU%C3%8ANCIAS.pdf</span></a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: justify;">
<br /></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: center;">
<b><span style="color: red; font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: large;">LIVROS:</span><span style="font-size: small;"><o:p></o:p></span></span></b></div>
<div style="margin-bottom: 12.0pt; margin-left: 0cm; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<span lang="EN-US" style="font-family: Arial, sans-serif;">DEBARBIEUX, Éric e BLAYA, Catherine (Orgs.). </span><b><span style="font-family: Arial, sans-serif;">Violência
nas Escolas: dez abordagens européias</span></b><span style="font-family: Arial, sans-serif;">.
<a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001287/128722por.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001287/128722por.pdf</a></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">UNESCO-Brasil. <b>Lidando com
a violência nas escolas</b>: o papel da Unesco/Brasil. <span style="color: blue;"><a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001322/132251por.pdf" target="_blank"><span style="color: #0068cf;">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001322/132251por.pdf</span></a></span><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">SILVA,
Maurício da. <b>Violência nas escolas, caos
na sociedade</b>. <a href="http://www.evirt.com.br/violencia/index.htm">http://www.evirt.com.br/violencia/index.htm</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">ABRAMOVAY,
Miriam e RUA, Maria das Graças. <b>Violências
nas escolas</b>. Brasília: UNESCO, Coordenação DST/AIDS do Ministério da Saúde,
Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq,
Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED,
UNDINE, 2002. <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001257/125791porb.pdf">http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001257/125791porb.pdf</a>
ou ler a </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">versão
resumida. BrasÌlia: UNESCO Brasil, REDE PITÁGORAS, 2002. <a href="http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001339/133967por.pdf" target="_blank"><span style="color: #0068cf;">http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001339/133967por.pdf</span></a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">PARANÁ, Secretaria de Estado de
Educação. <b>Enfrentamento à violência nas escolas</b>. Superintendência
da Educação; Diretoria de Políticas e Programas Educacionais; Coordenação de
Desafios Educacionais Contemporâneos. </span><span lang="EN-US" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">Curitiba:
SEED, 2008. </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><a href="http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_tematicos/tematico_violencia_vol2.pdf" target="_blank"><span style="color: #0068cf;">http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_tematicos/tematico_violencia_vol2.pdf</span></a><o:p></o:p></span></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: center;">
<span style="color: red; font-family: Arial, sans-serif;"><b><br /></b></span></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: center;">
<b><span style="color: red; font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: large;">REPORTAGENS
SOBRE BULLYNG NAS ESCOLAS:</span><span style="font-size: small;"><o:p></o:p></span></span></b></div>
<div style="margin-bottom: 12.0pt; margin-left: 0cm; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;">Revista
do Projeto Pedagógico. IV - Orientação aos gestores das unidades escolares - </span><b style="font-family: Arial, sans-serif;">Bullyng Escolar: O Outro Lado da Escola</b><span style="font-family: Arial, sans-serif;">.
</span><a href="http://www.udemo.org.br/RevistaPP_04_06Bullyng.htm" style="font-family: Arial, sans-serif;">http://www.udemo.org.br/RevistaPP_04_06Bullyng.htm</a></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">MARINI,
Elaine. <b>O que é bullyng?</b> <a href="http://eduquenet.net/bullyng.htm">http://eduquenet.net/bullyng.htm</a></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">MARTINS,
Vicente. <b>Como acabar com a violência na
Escola</b>. <a href="http://eduquenet.net/violencia02.htm">http://eduquenet.net/violencia02.htm</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">MARTINS,
Vicente. <b>Delinqüência juvenil e leitura</b>.
<a href="http://eduquenet.net/delinquenciaeleitura.htm">http://eduquenet.net/delinquenciaeleitura.htm</a><o:p></o:p></span></div>
<h1 style="margin-bottom: 12.0pt; margin-left: 0cm; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;">SANTOMAURO, Beatriz. </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">Cyberbullying: a violência virtual</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;">. Revista Nova Escola. </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;"><a href="http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual-bullying-agressao-humilhacao-567858.shtml">http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual-bullying-agressao-humilhacao-567858.shtml</a></span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;"><o:p></o:p></span></h1>
<h1 style="margin-bottom: 12.0pt; margin-left: 0cm; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;">CAVALCANTE, Meire. </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">Como lidar com brincadeiras que machucam a alma</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;">. Revista Nova Escola. </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;"><a href="http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/como-lidar-brincadeiras-431324.shtml">http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/como-lidar-brincadeiras-431324.shtml</a></span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;"><o:p></o:p></span></h1>
<h1 style="margin-bottom: 12.0pt; margin-left: 0cm; margin-right: 0cm; margin-top: 0cm; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;">MARTINS, Ana Rita. </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">Bullying contra alunos com deficiência</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;">. Revista Nova Escola. </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;"><a href="http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/chega-omissao-bullying-deficiencia-preconceito-prevencao-necessidades-educacionais-especiais-518770.shtml">http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/chega-omissao-bullying-deficiencia-preconceito-prevencao-necessidades-educacionais-especiais-518770.shtml</a></span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; font-weight: normal;"><o:p></o:p></span></h1>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">WADA,
Célia. <b>Bullyng – perigo nas escolas e em
todo o meio ambiente</b>. CMQV. <a href="http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=16265">http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=16265</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;">MARANHÃO,
Magno de Aguiar. <b>Violência nas escolas:
o que fazer?</b> O Globo. <a href="http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2008/09/05/violencia_nas_escolas_que_fazer_-548099041.asp">http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2008/09/05/violencia_nas_escolas_que_fazer_-548099041.asp</a><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: justify;">
<i><span style="font-family: Arial, sans-serif;">Revista
Nova Escola. </span></i><b><span style="font-family: Arial, sans-serif;">Bullying, um problema que merece
tradução</span></b><span style="font-family: Arial, sans-serif;">. </span><a href="http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/bullying-problema-merece-traducao-475045.shtml">http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/bullying-problema-merece-traducao-475045.shtml</a><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;"><br /></span></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; margin-bottom: 12pt; text-align: center;">
<span style="color: red; font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: large;"><b>VÍDEOS:</b></span><span style="font-size: small;"><o:p></o:p></span></span></div>
<ol start="1" style="margin-top: 0cm;" type="1">
<li class="MsoNormal" style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; color: #2a2a2a; margin-bottom: 12pt;"><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=Jzm4IYqdhvQ" target="_blank"><span style="color: #0068cf;">http://www.youtube.com/watch?v=Jzm4IYqdhvQ</span></a><o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; color: #2a2a2a; margin-bottom: 12pt;"><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=i6t0XO4lhsQ" target="_blank"><span style="color: #0068cf;">http://www.youtube.com/watch?v=i6t0XO4lhsQ</span></a><o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; color: #2a2a2a; margin-bottom: 12pt;"><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=ZFn1jUo6HR8" target="_blank"><span style="color: #0068cf;">http://www.youtube.com/watch?v=ZFn1jUo6HR8</span></a><o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; color: #2a2a2a; margin-bottom: 12pt;"><span style="color: windowtext;"><a href="http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=62815&channel=49">http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=62815&channel=49</a>
– o caminho dos tolos</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; color: #2a2a2a; margin-bottom: 12pt;"><span style="color: windowtext;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=W01H55c90Uo">http://www.youtube.com/watch?v=W01H55c90Uo</a>
– O martelo e a pedra</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; color: #2a2a2a; margin-bottom: 12pt;"><span style="color: windowtext;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=T_xZtKVkDfU">http://www.youtube.com/watch?v=T_xZtKVkDfU</a>
– Bang bang você morreu</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; color: #2a2a2a; margin-bottom: 12pt;"><span style="color: windowtext;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=P9Cxt9MIOOs">http://www.youtube.com/watch?v=P9Cxt9MIOOs</a>
- Bullying - Provocações sem limites – trailer</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; color: #2a2a2a; margin-bottom: 12pt;"><span style="color: windowtext;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=nQOMg9FNRG4">http://www.youtube.com/watch?v=nQOMg9FNRG4</a>
– Bullying - Provocações sem limites – parte 1</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; color: #2a2a2a; margin-bottom: 12pt;"><span style="color: windowtext;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=O2UnJM3owKI">http://www.youtube.com/watch?v=O2UnJM3owKI</a>
– Bullying - Provocações sem limites – parte 2</span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"><o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="background-color: white; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial; color: #2a2a2a; margin-bottom: 12pt;"><span style="color: windowtext;"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=yB3ShdheZd4">http://www.youtube.com/watch?v=yB3ShdheZd4</a>
– Bullying - Provocações sem limites – parte 3</span></li>
</ol>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif;"><br /></span></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt; text-align: center;">
<b><span style="color: red; font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: large;">DISSERTAÇÃO
DE MESTRADO:</span><span style="font-size: small;"><o:p></o:p></span></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-bottom: 12pt;">
<span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt;"> </span><span style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; text-align: justify;">PEREIRA,
</span><span class="apple-style-span" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; text-align: justify;">Maria Auxiliadora. <b>Violência nas escolas: visão de professores
do ensino fundamental sobre esta questão</b>. Dissertação de Mestrado. </span><a href="http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-21052004-142723/pt-br.php" style="font-family: Arial, sans-serif; font-size: 12pt; text-align: justify;">http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-21052004-142723/pt-br.php</a></div>
</div>Elias Canuto Brandãohttp://www.blogger.com/profile/04111183080474184292noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1747207977497064766.post-66883308915768708272010-11-04T04:43:00.000-07:002012-06-11T18:22:35.669-07:00Violência escolar: desafios pedagógicos no mundo globalizado<div dir="ltr" style="text-align: left;" trbidi="on">
<div align="right" class="MsoNormal" style="margin-left: 2.75in; text-align: right;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><i style="mso-bidi-font-style: normal;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Elias Canuto Brandão<o:p></o:p></span></i></b></div>
<div align="right" class="MsoNormal" style="margin-left: 2.75in; text-align: right;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;"><a href="mailto:canutobrandao@hotmail.com">canutobrandao@hotmail.com</a><o:p></o:p></span></div>
<div align="right" class="MsoNormal" style="margin-left: 2.75in; text-align: right;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: 225.0pt; text-align: justify;">
<i style="mso-bidi-font-style: normal;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Apontamentos realizados no minicurso por ocasião da “IX Jornada de Pedagogia”, da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí-PR (FAFIPA), em 21 de setembro de 2010, com a participação de professores da Rede Estadual e acadêmicos da FAFIPA.<o:p></o:p></span></i></div>
<div align="center" class="MsoNormal" style="text-align: center;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="color: blue; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 14pt;">Resumo<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">A proposta do minicurso é discutir a “v<span class="apple-style-span"><span style="color: black;">iolência escolar: desafios pedagógicos no mundo globalizado” ultrapassando a discussão da violência <st1:personname productid="em si. O" w:st="on">em si. O</st1:personname> “desafio” é debatê-la observando e analisando as possibilidades “pedagógicas” contemporâneas, considerando as relações e diferenças sociais em um “mundo globalizado” que transforma educadores, educandos e trabalhadores <st1:personname productid="em mercadorias. O" w:st="on">em mercadorias. O</st1:personname> minicurso dar-se-á por meio da dialética, com provocações suntuosas, levando os participantes a serem protagonistas da discussão, visto fazerem parte da sociedade e das violências sociais que atingem todos os espaços urbanos e rurais. Entre outras questões, discutiremos: Os educadores estão preparados para os desafios da violência social? A</span></span>o deparar-se com situações conflituosas, o que fazer? Violência e bullying. Quando a violência é bullying?<span class="apple-style-span"><span style="color: black;"><o:p></o:p></span></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span class="apple-style-span"><b><span lang="PT-BR" style="color: black; font-family: Arial, sans-serif;">Palavras-chave:</span></b></span><span class="apple-style-span"><span lang="PT-BR" style="color: black; font-family: Arial, sans-serif;"> Violência escolar; desafios pedagógicos; mundo globalizado.<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="color: blue; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 14pt;">PROVOCAÇÕES INICIAIS:</span></b><b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;"><o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l5 level1 lfo2; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Quando e porque determinada situação pode ser considerada violência escolar?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l5 level1 lfo2; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">O que leva a uma determinada violência escolar e como pode ou poderia ser evitada?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l5 level1 lfo2; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">O que o Estado, via instituição de ensino, deve fazer em relação à violência?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l5 level1 lfo2; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Segurança (polícia) na escola resolve a violência?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l5 level1 lfo2; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Qual o papel da polícia?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l5 level1 lfo2; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">A partir de que idade a polícia pode ser chamada para contenção de sujeitos estudantes?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l1 level1 lfo1; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Como educadores, já paramos coletivamente para discutir a violência no âmbito da escola?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l1 level1 lfo1; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">A instituição de ensino já realizou levantamento dos tipos de violências e quem são os sujeitos?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l1 level1 lfo1; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Como se comportam os sujeitos intitulados violentos?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l1 level1 lfo1; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Como enxergam e tratam as crianças, adolescentes e jovens que apresentam comportamentos anti-sociais?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l1 level1 lfo1; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Qual a estrutura familiar das pessoas violentas – a escola conhece?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l1 level1 lfo1; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">A quais políticas sociais a escola é submetida?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin-left: .75in; mso-list: l1 level1 lfo1; tab-stops: list .75in; text-align: justify; text-indent: -.25in;">
<span lang="PT-BR" style="font-family: Symbol;">·<span style="font-family: 'Times New Roman'; font-size: 7pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal;"> </span></span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Quando a violência é bullying?<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="color: blue; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 14pt;">TIPIFICAÇÕES DAS VIOLÊNCIAS:<o:p></o:p></span></b></div>
<ul style="margin-top: 0in;" type="disc">
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l2 level1 lfo3; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Institucional (Estado, instituições de ensino),<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l2 level1 lfo3; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Social (perca de valores),<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l2 level1 lfo3; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Física (agressões),<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l2 level1 lfo3; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Psicológica/moral (intimidações, ameaças...).<o:p></o:p></span></li>
</ul>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<b><span lang="PT-BR" style="color: blue; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 14pt;">TIPOS DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E FORA DELA:<o:p></o:p></span></b></div>
<ul style="margin-top: 0in;" type="disc">
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l0 level1 lfo5; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Agressão física e psicológica,<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l0 level1 lfo5; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Intimidação por palavras ou por comportamento,<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l0 level1 lfo5; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">abuso de autoridade,<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l0 level1 lfo5; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">prepotência...<o:p></o:p></span></li>
</ul>
<div style="background: white; line-height: 13.5pt; margin-bottom: 6.75pt; margin-left: 0in; margin-right: 0in; margin-top: 6.75pt;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="color: blue; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 14pt;">INDISCIPLINA NA ESCOLA:<o:p></o:p></span></b></div>
<ul style="margin-top: 0in;" type="disc">
<li class="MsoNormal" style="color: #333333; mso-list: l4 level1 lfo6; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Pode ser resultado da ausência de metodologia de ensino;<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="color: #333333; mso-list: l4 level1 lfo6; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Levando ao desinteresse pelo assunto;<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="color: #333333; mso-list: l4 level1 lfo6; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Proveniente, talvez, de aulas preparadas rapidamente;<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="color: #333333; mso-list: l4 level1 lfo6; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Resultado, talvez, da falta de tempo do educador que acaba reproduzindo conteúdos impostos verticalmente pelo Estado, por meio de livros didáticos pré-elaborados e paradidáticos;<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="color: #333333; mso-list: l4 level1 lfo6; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Reação ao tipo de relação professor-aluno;<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="color: #333333; mso-list: l4 level1 lfo6; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Pode ser conseqüência do não saber ouvir um ao outro (alunos e professores).<o:p></o:p></span></li>
</ul>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span lang="PT-BR" style="color: #333333; font-family: Arial, sans-serif;">Tratando-se de “aluno indisciplinado”, vale ler a decisão judicial divulgada AQUI. </span><span lang="PT-BR"><a href="http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/46777.shtml">http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/46777.shtml</a></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT-BR" style="color: blue; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 14pt;">O BULLYNG:<o:p></o:p></span></b></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span class="apple-style-span"><span lang="PT-BR" style="color: #333333; font-family: Arial, sans-serif;">Bullyng são atitudes agressivas, repetidas, constantes e intencionais, por vezes sem motivação aparente, praticadas contra outro ou outros.<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span class="apple-style-span"><span lang="PT-BR" style="color: #333333; font-family: Arial, sans-serif;">Formas de bullyng: tapas constantes, agressões, ameaças, beliscões, insultos, humilhações, apelidos...<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span class="apple-style-span"><span lang="PT-BR" style="color: #333333; font-family: Arial, sans-serif;">O bullyng faz faz a vítima sofrer calada, tornando-a apática e até introvertida, fechada e tímida.<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span class="apple-style-span"><span lang="PT-BR" style="color: #333333; font-family: Arial, sans-serif;">Conseqüências do bullyng: a vítima passa a ter medo, fica angustiada, é atingida psicologicamente, ao ponto do suicídio.<o:p></o:p></span></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<br /></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<b><span lang="PT-BR" style="color: blue; font-family: Arial, sans-serif; font-size: 14pt;">AÇÕES QUE PODEM EVITAR A CONTINUIDADE DAS VIOLÊNCIAS:<o:p></o:p></span></b></div>
<ul style="margin-top: 0in;" type="disc">
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l3 level1 lfo4; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Aproximar-se dos “diferentes” para conhecê-lo por dentro;<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l3 level1 lfo4; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Criar espaços de diálogos na escola;<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l3 level1 lfo4; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Trabalhar a alteridade: liberdade, responsabilidade dos direitos e deveres...;<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l3 level1 lfo4; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Envolver a comunidade na escola com atividades sociais, sob orientação de profissionais custeados pelo Estado, não nos moldes do programa “amigo da escola”, onde se desenvolva: esporte, capoeira, dança, culinária, cursos de salgados, pintura..., visitas a pontos históricos e outros;<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l3 level1 lfo4; tab-stops: list .5in; text-align: justify;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Discutir e definir o papel do educador na escola como transformador e não assistencialista ou bombeiro;<o:p></o:p></span></li>
<li class="MsoNormal" style="mso-list: l3 level1 lfo4; tab-stops: list .5in;"><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">Escola: </span><span lang="PT-BR" style="font-family: Arial, sans-serif;">diagnosticar as formas de violência que atinge sua comunidade e propor ações políticas e pedagógicas, envolvendo a comunidade.</span></li>
</ul>
</div>Elias Canuto Brandãohttp://www.blogger.com/profile/04111183080474184292noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1747207977497064766.post-68597603694099442007-10-24T09:20:00.000-07:002008-01-12T16:33:37.485-08:00MEMÓRIA HISTÓRICA E TEATRO DE BONECOS<div align="center"><strong>MINI-CURSO:</strong></div><div align="center"><strong>“<em>Memória histórica e teatro de bonecos: uma política de abordagem cultural na educação dos trabalhadores rurais</em>”</strong></div><div align="right"><span style="font-size:85%;"><strong>Dias:</strong> 09, 10, 11 e 15 de agosto - primeiro grupo;</span></div><div align="right"><span style="font-size:85%;"><strong>Dias:</strong> 12 e13 de outubro de 2007 - segundo grupo.</span></div><div align="right"></div><div align="right"><strong>Assessoria:</strong></div><div align="right"><strong>Ministrantes:</strong> <span style="font-size:85%;"><em>Profª. Maria Aparecida Cecílio e Profº Elias Canuto Brandão</em></span></div><div align="right"><em><a href="mailto:maacecilio@hotmail.com"><span style="font-size:85%;">maacecilio@hotmail.com</span></a><span style="font-size:85%;"> e </span><a href="mailto:canutobrandao@hotmail.com"><span style="font-size:85%;">canutobrandao@hotmail.com</span></a></em></div><div align="right"><strong>Produção Áudio-Visual:</strong> <span style="font-size:85%;"><em>Profº Ronaldo Rodrigues Cardoso</em></span></div><div align="right"><strong>Fotografia:</strong> <span style="font-size:85%;"><em>Amanda Vinci de Souza Neto</em></span></div><div align="right"><strong>Participantes:</strong> <span style="font-size:85%;"><em>Alunos da Escola Milton Santos - 56 estudantes</em></span></div><span style="font-size:78%;">.</span><br /><div align="justify">O Mini-curso "Memória histórica e teatro de bonecos: uma política de abordagem cultural na educação dos trabalhadores rurais" foi realizado em duas etapas com turmas distintas, na Escola Milton Santos, com a participação de 28 pessoas em cada etapa (total de 56 participantes).</div><div align="justify">Os participantes escreveram suas histórias usando recursos de linguagem como poesia e música, retratando a realidade imediata da vida cotidiana em locais como: acampamento, assentamento, brigada, escola, ocupação... As histórias foram lidas por seus autores nos grupos de trabalho.</div><div align="justify"><span style="font-size:78%;">.</span></div><div align="justify"><strong><span style="color:#3333ff;">Tempos de Trabalho:</span></strong></div><div align="justify"><strong><em>Primeiro:</em></strong> desenhar em papel, o personagem protagonista de cada história expondo-o publicamente;</div><div align="justify"><strong><em>Segundo:</em></strong> preparar materiais para confecção de bonecos/fantoches;</div><div align="justify"><strong><em>Terceiro:</em></strong> construir os bonecos dos personagens retratados;</div><div align="justify"><strong><em>Quarto:</em></strong> confeccionar as roupas.</div><div align="justify"><span style="font-size:78%;">.</span></div><div align="justify"><strong><span style="color:#3333ff;">Para a construção de 29 bonecos:</span></strong></div><div align="justify">* 14 rolos de papel higiênico, de 30 metros, de pior qualidade;</div><div align="justify">* 5 litros de água;</div><div align="justify">* 14 colheres com farinha de trigo (colher de sopa – cheia);</div><div align="justify">* 7 colheres de vinagre (colher de sopa).</div><div align="justify"><span style="font-size:78%;">.</span></div><div align="justify"><strong><span style="color:#ff0000;">METODOLOGIA:</span></strong></div><ul><li><div align="justify">* Dissolver o trigo em um pouco de água fria transformando-o em mingau;</div></li><li><div align="justify">Despejar o mingau nos 5 litros de água em fervura, acrescentando-se 7 colheres de sopa de vinagre, mexendo para não encaroçar, até que se torne caldo transparente = cola para bonecos;</div></li><li><div align="justify">À parte, outra equipe dissolve os rolos de papel higiênico em uma bacia de água até virar papa;</div></li><li><div align="justify">Depois de dissolvido, espremer o papel em um pano retirando toda a água;</div></li><li><div align="justify">Despejar a cola para bonecos, aos poucos, sobre o papel dissolvido e cuidadosamente amassar com as mãos para obtenção de uma massa de moldagem de bonecos;</div></li><li><div align="justify">Cada participante do curso apodera-se de um pedaço de cabo de vassoura (aproximadamente de 40 cm) encaixado em uma lajota com o orifício calcado com papel jornal amassado. Na ponta do cabo, colocar um bolo de jornal, cobrindo-o com outro papel jornal aberto, travando-o com barbante ou fita adesiva, moldando-o no formato de cabeça;</div></li><li><div align="justify">Cobrir – com a massa de moldagem de bonecos – o papel jornal envolto no cabo de vassoura no personagem do desenho anteriormente pensado;</div></li><li><div align="justify">Ao terminar a moldagem do boneco, com todos os detalhes de caracterização dos personagens: pescoço (com borda para fixação da roupa), orelhas, boca, nariz, queixo..., levar ao sol para secagem;</div></li><li><div align="justify">Ao mesmo tempo em que os bonecos secam, os participantes do curso confeccionam as roupas a serem utilizadas, preparando as peças teatrais (texto, falas, mímicas, brincadeiras, músicas...) e o cenário das apresentações, como faixas, tablóide, rio, acessórios de pescaria, veículos, bandeiras, bonés... Para o cenário utilizou-se: caixas de papelão, tecidos e todo tipo de reciclável;</div></li><li><div align="justify">Após a secagem os bonecos foram pintados com base branca e retornam para secagem. Em seguida receberam tintura da cor de pele do personagem protagonista e definição de olhos e bocas. Acrescentou-se cabelo, barba, bigode, vestuário...· Com o boneco construído, as equipes realizaram exercícios/treinamentos de voz, comportamentos gestuais...</div></li><li><div align="justify">A apresentação da peça elaborada não ultrapassou 10 minutos em cada equipe, podendo cada encenação ser dividida por partes (cenas).· Caracterizados os gestos e a voz dos personagens é hora de colocá-los para contracenar. Na apresentação da primeira etapa (que ocorreu no terceiro dia do curso para a Turma 1 - I Etapa), participaram sete equipes com duração de aproximadamente uma hora.</div></li></ul><div align="justify"><strong><span style="color:#3333ff;">Avaliação da primeira etapa</span></strong></div><div align="justify">Os participantes disseram que por ter sido a primeira vez que realizaram um teatro elaborando todo o processo: preparação e treinamento, o mini-curso foi bom e as apresentações também. Adiantaram que o importante é que o aprendido poderá ser realizado na comunidade onde participam.</div><div align="justify"><span style="color:#3333ff;"><div align="justify"><span style="color:#3333ff;"><strong>Apreciação da segunda etapa</strong></span></div><div align="justify"><span style="color:#000000;">Os participantes falaram do processo de estranhamento que vivenciaram ao perceberem que são sujeitos da história o que provocou o compromisso na elaboração do trabalho, apesar da chuva, da falta de condições materiais adequadas e do horário “apertado” com múltiplas atividades. Manifestaram a importância do aprendizado para o trabalho junto às comunidades de acampados e assentados.</span></div><strong>Na 2ª etapa do Curso</strong></span>, dias 12 e 13 de outubro de 2007, participaram os estudantes do Curso Técnico em Agroecologia - pós-médio - "V Etapa".</div><div align="justify">As etapas foram fotografadas e filmadas para produção de documentário em DVD para acervo da Escola Milton Santos.</div><div align="justify"><span style="font-size:78%;">.</span></div><div align="justify"><strong><span style="color:#006600;">OBSERVAÇÃO FINAL:</span></strong></div><div align="justify">Após as apresentações, lembramos que um rolo de papel higiênico de 30 metros de pior qualidade dissolvido na água e torcido em pano, dá para confeccionar dois bonecos. Para o procedimento, dissolver 1 colher bem cheia de farinha de trigo ou maizena e uma colher rasa de vinagre em 350 ml de água. Levar ao fogo brando (mexendo sempre) até que o caldo fique transparente. Em seguida tirar do fogo e esfriar um pouco, misturando a cola preparada com o papel higiênicos dissolvido. O processo seguinte é montar o boneco ou qualquer outro tipo de personagem ou animal queira fazer com o produto preparado.</div>Elias Canuto Brandãohttp://www.blogger.com/profile/04111183080474184292noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1747207977497064766.post-2418490365142904142007-10-18T04:20:00.000-07:002007-10-18T04:33:36.922-07:00ORGANIZAÇÃO E MOVIMENTO: FREDH E DIREITOS HUMANOS<div align="center"><strong>FREDH – Fórum Regional de Entidades de Direitos Humanos</strong></div><div align="right">Dr. Elias Canuto Brandão</div><ul><li><div align="right">Apresentação realizada no dia 22/09/2007, na “V Jornada de Estudos de Políticas Públicas”, organizada pela Área de Políticas Públicas e Gestão Educacional – DTP; Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional; Projeto de Ensino: Políticas e Gestão no Brasil: Educação no e do campo; Coletivo de Educadores da Escola Milton Santos-MST.</div></li><li><div align="right">Jornada realizada na Escola Milton Santos-MST, com a participação de aproximadamente 200 pessoas (acadêmicos, professores e lideranças sociais).</div></li><li><div align="right">A apresentação encontra-se em slaids, podendo ser disponibilizada, desde que solicitada ao autor: <a href="mailto:canutobrandao@hotmail.com">canutobrandao@hotmail.com</a></div></li></ul><div align="justify">Para entender o FREDH é necessário entender o que seja Direitos Humanos.</div><div align="justify"> </div><div align="justify">Direitos Humanos são os direitos pertinentes a todos os cidadãos independente do país e localidade em que se resida.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>DIREITO a:</strong></div><div align="justify">* Moradia, saúde, emprego, educação;</div><div align="justify">* Liberdade de expressão e locomoção...</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS:</strong></div><div align="justify">* Em 1700 a.C., encontramos noção de Direitos Humanos, no Código de Hammurabi, ao mencionaram leis de proteção aos fracos;</div><div align="justify">* No século XVIII, na Declaração de Independência dos Estados Unidos, ao exporem as razões da separação, PRESCREVE:</div><div align="justify">“Sempre que qualquer forma de governo tentar destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-lo ou aboli-lo e instituir um novo governo”.</div><div align="justify">* Ainda no Século XVIII, a Revolução Francesa criou a Declaração dos direitos do homem e do cidadão, apontando que o Estado é obrigado a respeitar e garantir os direitos humanos.</div><div align="justify">* em 1948, devido as atrocidades, genocídio e barbaridades da Segunda Guerra Mundial, nenhum documento foi tão longe e tão amplo quanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada na Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro, aceita por 148 países.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>OUTROS DOCUMENTOS APÓS 1948:</strong></div><div align="justify">1. Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Conferência de Teerã, em 1968);</div><div align="justify">2. Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial;</div><div align="justify">3. Convenção contra Discriminação da Mulher;</div><div align="justify">4. Convenção contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes e;</div><div align="justify">5. Convenção sobre os Direitos da Criança;</div><div align="justify">6. Pacto de San José da Costa Rica sobre os Direitos Humanos, vigente desde 1978;</div><div align="justify">7. Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>OS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL</strong></div><div align="justify">* Década de 1960: organizações populares no campo e cidade, organizações políticas...;</div><div align="justify">* 1964: Golpe militar (prisões, perseguições, assassinatos, desaparecidos políticos...;</div><div align="justify">* 1985: Reabertura democrática;* 1988: Nova Constituição – “Todos são iguais perante a Lei”;</div><div align="justify">* início do século XXI. O Brasil, apesar de signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, continua sendo um dos que mais desrespeita os Direitos Humanos políticos, sociais, econômicos, culturais, étnicos e religiosos, recebendo constantes advertências da ONU.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>60 ANOS DEPOIS DA DUDH:</strong></div><div align="justify">* 60 anos após a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), pouco temos a comemorar devido ao descaso para com os direitos humanos contidos na Declaração.</div><div align="justify">* São milhões de pessoas morrendo anualmente nos cinco continentes, vítimas da guerra, da fome e da intolerância dos governantes;</div><div align="justify">* São pessoas torturadas, assassinadas, escravizadas, violência policial, polícia corrompida, achatamento salarial...;</div><div align="justify">* Aproximadamente 200 famílias no mundo concentrando 50% de toda riqueza, em detrimento de milhões de pessoas que passam fome, não tem trabalho, moradia, pátria e direito de viver.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>CONTINUA AS VIOLAÇÕES:</strong></div><div align="justify">* Os seqüestros, assassinatos, torturas, execuções sumárias, corrupção, tráfico de drogas, despejos, falta de habitação, prisões desumanas e sem ordem judicial ...</div><div align="justify">* O maior violador dos Direitos Humanos no mundo, é o Estado.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>SURGIMENTO DOS MOVIMENTOS E REDES DE DIREITOS HUMANOS</strong></div><div align="justify">Não diferente de outros países, o desrespeito aos DH resulta no surgimento de vários movimentos e organizações não-governamentais, alguns educativos e outros de Defesa dos Direitos Humanos:</div><div align="justify">• CDHs, Núcleos, Coletivos, Comissões...;</div><div align="justify">• MNDH, Fóruns, Comitês, Redes...</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>OBJETIVOS DOS MOVIMENTOS E REDES:</strong></div><div align="justify">* Denunciar o desrespeito aos direitos humanos: violações, torturas, genocídios, violências, desaparecimentos...</div><div align="justify">* HÁ QUEM NÃO GOSTE E, POR NÃO GOSTAR, DIZEM: São pessoas que só defendem ladrão.</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>É O CASO DO FREDH - (Fórum Regional de Entidades de Direitos Humanos) de Maringá e Região:</strong></div><div align="justify">* FREDH: é fotografia da exposição.</div><div align="justify">* É um Fórum de Entidades que desenvolvem ações de Direitos Humanos nas mais diferentes áreas:</div><div align="justify">* Criança e adolescente, AIDS, vítimas da violência policial, autistas, profissionais do sexo...</div><div align="justify"> </div><div align="justify"><strong>OBJETIVO DO FREDH:</strong></div><div align="justify">* Provocar a reunião das entidades que desenvolvem ações de Direitos Humanos para – coletivamente – estudarem, trocar idéias, socializar informações e conhecimento, pensando ações conjuntas.</div><div align="justify">* As Reuniões são realizadas com um CAFÉ DA MANHÃ.</div>Elias Canuto Brandãohttp://www.blogger.com/profile/04111183080474184292noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1747207977497064766.post-42751645939201452082007-09-13T05:17:00.000-07:002008-01-12T16:34:17.160-08:00EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO PNEDH<div align="justify">Encontra-se abaixo parte da exposição que realizei no dia 10 de setembro sobre o <strong><em>Educação em Direitos Humanos no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.</em></strong><br /></div><div align="right"></div><div align="right"><em></em></div><div align="right"><em><strong>Elias Canuto Brandão</strong></em></div><div align="right"><span style="font-size:85%;"><em>Doutor em Sociologia, escritor e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Gestão Educacional (GEPPGE), da Universidade Estadual de Maringá/PR (UEM)</em></span></div><div align="right"><span style="font-size:85%;"><em>Conselheiro Nacional e coordenador no Paraná do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)</em></span></div><div align="right"><span style="font-size:85%;"><em>E-mail: <a href="mailto:canutobrandao@hotmail.com">canutobrandao@hotmail.com</a> - (44) 9952-0877<br /></em></span><span style="font-size:78%;">Os dados foram extraídos de livros, revistas, documentos oficiais, jornais escritos e televisão</span></div><div align="right"><span style="font-size:78%;"></span></div><div align="center"><br /><strong>EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PASSA PELO CONHECIMENTO:</strong></div><ul><li>instrumentos nacionais, internacionais;</li><li>convenções, acordos e pactos;</li><li>cartas de intenções e programas;</li><li>planos nacionais e estaduais;</li><li>legislações, decretos e recomendações;</li><li>estatutos, constituições e Leis Orgânicas...</li></ul><p align="center"><strong>ONDE OCORREM AS VIOLAÇÕES?</strong></p><ul><li>No campo dos direitos civis e políticos;</li><li>Na esfera dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais: saúde, educação, moradia, lazer, meio ambiente saudável, saneamento básico, segurança pública, trabalho e diversidades cultural e religiosa, entre outras;</li><li>Na degradação da biosfera;</li><li>Na generalização dos conflitos;</li><li>No crescimento da intolerância étnico-racial, religiosa, cultural, geracional, territorial, físico-individual, de gênero, de orientação sexual, de nacionalidade, de opção política, dentre outras.</li></ul><p align="center"><strong>DESCOMPASSOS E DESIGUALDADES - </strong>Há claro descompasso entre o que o governo diz fazer ou ter feito e a realidade concreta da efetivação dos direitos:</p><ul><li>Concentração da riqueza;</li><li>Desigualdade e exclusão econômica e social, étnico-racial, cultural e ambiental - violações rotineiras;</li><li>Muitas políticas públicas deixam em segundo plano os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.</li></ul><p align="center"><strong>DADOS NUMÉRICOS - </strong>Dos 50 milhões de jovens no Brasil, em 2007:</p><ul><li>Apenas 11% até 29 anos freqüentam uma universidade;</li><li>27% não estudam nem trabalham e 3% são analfabetos;</li><li>18 milhões e meio até 24 anos estão fora da escola;</li><li>Quase metade dos desempregados no Brasil é jovem (45,45%);</li><li>4,5 milhões de jovens considerados em estado de risco;</li><li>Mais da metade dos jovens brasileiros não pratica atividades físicas;</li><li>ÍNDICES DE CRIMINALIDADE: Em média são 30% menores nos locais onde existem programas de apoio ao esporte;</li><li>6 milhões de jovens prestam serviços voluntários.</li></ul><p align="center"><strong>POPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL - </strong>O Brasil tem mais de 60 milhões de crianças e adolescentes. São quase 40% da população total:</p><ul><li>+/- 23 milhões de crianças entre 0 a 6 anos;</li><li>+/- 27 milhões de crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos;</li><li>Mais de 10 milhões de adolescentes entre 15 e 17 anos.</li></ul><p align="center"><strong>Dos quase 40% da população total de crianças e adolescentes:</strong></p><ul><li>A maioria está nas regiões Norte e Nordeste;</li><li>Em menor quantidade nas regiões Sul e Sudeste.</li></ul><p align="center"><strong>ONDE VIVEM</strong></p><ul><li>A grande maioria das crianças e adolescentes (quase 80%) vive em áreas urbanas.</li></ul><p align="center"><strong>SITUAÇÃO EDUCACIONAL DAS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES: </strong></p><ul><li>Mais de 45% (quase 30 milhões) têm mães com pouca ou nenhuma escolaridade, ou completado apenas os quatro primeiros anos do ensino fundamental.</li></ul><p align="center"><strong>DEFICIÊNCIA VISUAL:</strong></p><ul><li>De acordo com o UNICEF, quase 3 milhões ou quase 5% das crianças e dos adolescentes de 0 a 17 anos apresentam incapacidade ou grande dificuldade permanente em enxergar.</li></ul><p align="center"><strong>CARACTERÍSTICAS DOS DOMICÍLIOS:</strong></p><ul><li>Mais de 17% das crianças e dos adolescentes vivem em domicílios sem abastecimento de água no domicílio;</li><li>Quase 20% não têm acesso à rede geral de esgoto, fossa séptica ou rudimentar;</li><li>Mais de 20% não possuem geladeira ou freezer;</li><li>Mais de 60% não têm telefone e;</li><li>Quase 90% não possuem computador em casa.</li></ul><p align="center"><strong><span style="color:#ff0000;">Todas estas características influenciam na VIDA SOCIAL, POLÍTICA e ECONÔMICA de cada criança, adolescente, jovens, pais ou responsáveis.</span></strong></p>Elias Canuto Brandãohttp://www.blogger.com/profile/04111183080474184292noreply@blogger.com0